sábado, 4 de julho de 2009

CURSO HO´OPONOPONO, OU O CAMINHO MAIS FÁCIL

POR MABEL KATZ
Madri 24 Fevereiro 2007

Sinopse: Mercedes Onís
Tradução para o português: Eleonôra


Ho´oponopono é uma técnica ancestral havaiana, que significa a forma de corrigir ou resolver um erro.

Esta técnica implica em:
• aceitar 100% da responsabilidade pelas coisas que nos ocorrem;
• não utilizar o intelecto;
• estar disposto a SOLTAR.

Viemos do vazio, da luz e todos temos um ritmo único. Somos formados básicamente por 3 partes :

• O SUPERCONSCIENTE ou a parte espiritual, que poderíamos chamar PAI ou DEUS; é nossa parte perfeita;

• O CONSCIENTE ou parte mental, a MÃE; é o intelecto, é quem escolhe; é uma parte muito importante, uma vez que ela é quem escolhe adotar a responsabilidade de 100% de nossa vida. Estamos fazendo escolhas durante 24 horas. Os problemas não existem; só existem as nossas escolhas que assumem a forma de um problema.

• O SUBCONSCIENTE OU CRIANÇA INTERIOR ou nossa parte emocional; é quem armazena todas as nossas experiências. Descuidamos dele constantemente e, entretanto, é o responsável por tudo o que manifestamos. Nele estão armazenadas as memórias desta vida, mas, sobretudo, de nossos ancestrais e de vidas passadas. Nele são guardados todos os CD´s de memórias.

O estado ótimo do ser humano é O EQUILÍBRIO, quando nenhuma das três partes domina. Então, podemos estabelecer contato podendo chegar à INSPIRAÇÃO para nossos atos. Geralmente a parte consciente esmaga a criança e a inspiração não pode vir. Através do Ho´oponopono nos permitimos estar em Equilíbrio. Suas ferramentas nos permitem estar em Equilíbrio, conectar com nossa divindade e permanecer em PAZ.

A doença nunca está no corpo físico. Ela se encontra nos CD´s. Com Ho’oponopono podemos trabalhar no programa que criou o problema. Tudo em nossa vida chega para que apaguemos e soltemos. Com Ho’oponopono podemos evitar acontecimentos ou, caso ocorram, terão menor gravidade.

Ho´oponopono é uma oração, uma prece. Com qualquer uma de suas ferramentas estamos chamando e a resposta é automática só com a chamada. Mas precisamos saber o que estamos fazendo. Sempre algo ocorre, pois estamos apagando memórias. E o que acontece quando apagamos?.....Quem apaga é nossa energia divina, para quem damos permissão para que o faça, SEM EXPECTATIVAS porque nunca sabemos realmente com que estamos trabalhando. Mas quando CONFIAMOS…. algo acontece e não há o que temer.

Algo acontece…temos apenas que “observar”.

Temos que limpar constante e conscientemente, porque não nos é possível saber os milhões de pensamentos que temos durante o dia e os registros que esses pensamentos estão danificando, de forma instantânea. Por isto que a limpeza deve ser constante, para que a CRIANÇA INTERIOR, a partir de um determinado momento, chegue de forma automática.

O que acontece quando aparece um problema? Quando aplicamos Ho´oponopono no momento exato em que temos o problema, o CD para. Mas algo maravilhoso acontece: é que nesse CD também existem muitas outras memórias danificadas e que também se apagam. Isto significa que poderiam ocorrer muitos outros problemas derivados deste, mas ao limpar, não mais ocorrerão.

O que acontece se, apesar de utilizar Ho´oponopono, seguem ocorrendo os problemas? Bem, problemas sempre vão existir porque temos infinidades de CD´s danificados. Assim que a nossa missão aqui é apagar CD´s e, nesse trabalho, nos encontramos com a nossa verdadeira essência, conosco mesmos.

Com qualquer ferramenta do Ho’oponopono que estejamos utilizando, é importante saber que o que estamos dizendo ante qualquer situação desarmônica é: EU SINTO, ME PERDOA PELA PARTE DE MIM QUE CRIOU ISTO. Mas eu digo isto a mim mesma, não a outra pessoa, nem a nada que esteja fora de mim. Não há nada fora que nos traga algo. Não somos pecadores nem culpados. Deus só nos pede que digamos “EU SINTO”, simplesmente.

Às vezes parece que os problemas se repetem, voltam e voltam, sempre os mesmos. Mesmo que assim pareça, nunca é o mesmo problema porque cada um nos traz registros diferentes dos CD´s.

Quando se pratica o Ho´oponopono se produzem mudanças também no nosso entorno. Mas, quando o praticamos, fazemos apenas por nós mesmos, não pelos demais. Eu acredito. Eu posso mudar. Isso é aceitar 100% da responsabilidade (N.T: responsabilidade pelo que nós fazemos e, também, responsabilidade pelas atitudes dos que estão a nossa volta. Isto porque, tendo em vista que todos somos um, as atitudes os outros estão tendo fazem também parte de mim. De alguma forma eu as atraí para próximo de mim). Como faço? Na maioria das situações não temos nem idéia de onde está a memória, de qual o registro que está danificado. Por isto é necessário entregar-se, e quanto maior for a entrega maiores os resultados obtidos. Nós somos os piores obstáculos em nossa própria vida. Isto funciona sempre, acreditemos ou não. A palavra OBRIGADA muitas vezes é dita entre dentes e enfadados…Funciona igual porque CORTA o processo de enfado ou julgamento, e nos tira automaticamente dali.

Não nos damos conta, no momento, como funciona. Só nos daremos conta com o tempo quando olharmos para trás. Veremos que aquele que tanto nos perturbou no passado, já não o faz e/ou já o esquecemos.

Nunca vamos saber o que estamos evitando porque há situações que impedem a ocorrência de outras piores. Não se deve temer julgamentos nem expectativas. É algo muito simples, mas que deve ser feito TODO O TEMPO, sabendo o que estamos soltando, estamos apagando, estamos limpando. É só o que temos que fazer. Se assim o fizermos permaneceremos em Equilíbrio e poderemos chegar à conexão com nosso Ser. Temos que soltar julgamentos e opiniões para que a vida flua.

Tenho que repetir OBRIGADO e SINTO MUITO. Tudo junto?... Não, não precisa repetir Tudo. Cada ferramenta são atalhos. Só devemos utilizá-los CONSCIENTEMENTE. E como posso não ter expectativas? A resposta é outra pergunta: como posso estar em PAZ, sem me importar com que esteja ocorrendo? Com as ferramentas, alcançamos a paz não importa o que aconteça fora, seja qual for a situação que estejamos passando. E aceitamos que as coisas cheguem ainda que não saibamos porque. Se eu tenho PAZ não tenho expectativas.

Quando chega a nós uma pessoa doente, cuidado! Pode estar indicando que isso está vindo para nós, que este arquivo do CD pode estar baixando. Assim que OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO. E assim limpamos esse CD para nós, para a pessoa também e para o resto da humanidade. Porque cada vez que dizemos OBRIGADO ou TE AMO apaga para Todo o Mundo.

Em nosso subconsciente - nossa CRIANÇA INTERIOR - é onde estão Todos os CD´s e todas as memórias. A gente vem a esta vida porque temos CD´s em comum e isso é o que nos une. Às vezes esses laços são muito frágeis e se cortam facilmente, mas outros são como canhões que necessitam muito mais OBRIGADOS.

Chamamos o intelecto de conhecimento, mas não de sabedoria. Também não podemos com o intelecto comunicar-nos com a divindade. Para entender algo é preciso “ir mais além”.

As coisas ou pessoas que se apresentam em nossa vida, não o fazem por casualidade. O motivo são os laços, os CD´s. Quando alguém diz algo que me incomoda, posso gritar e reclamar, mas também posso entender que ele ou ela não é mais do que uma projeção de mim mesma. E se, seguramente, nos parece absurdo em um cinema aproximar-nos da tela e dizer ao ator que é idiota ou “por que me fazes isto?” neste caso é igual. Essa pessoa é uma projeção minha. Por isto lhe digo OBRIGADO ou utilizo qualquer outra ferramenta. Corto o laço para mim, mas também para ela, e a memória sai de ambos. Assim acontece com Todo o mundo. QUEM ASSUME A RESPONSABILIDADE É QUEM APAGA. Por exemplo… os terapeutas têm que saber que quando lhes chega uma pessoa, é para que eles – terapeutas – possam ser ajudados. A pessoa vem para resolver, na realidade os problemas do terapeuta.

O caminho mais fácil é assumir a responsabilidade. Entendamos que, se um programa não está no computador, por mais que eu pressione as teclas é impossível que apareça. Pois isto é igual. Se a pessoa não está em meu programa, não pode aparecer em minha vida.

Por isto sou responsável até pelos pensamentos e ações dos demais?... Sim; se estão ou aparecem em sua vida, sim. E que sorte, porque se sou a responsável, posso mudar.

Mas tenho que pensar no que estou apagando?... Não, nossa parte divina sabe muito bem o que existe para limpar. Também não temos que pensar que não queremos apagar algo. É apagado só o que tem que ser apagado. Mas durante quanto tempo temos que estar apagando?... Todo o tempo, inclusive quando estamos felizes.

Fazer isto é “IR PARA A MÃO DE DEUS”. Obrigado, sinto muito, te amo… E estando assim, vivemos muito mais o presente, o agora. Os medos também são uma memória, um CD e também devemos dizer-lhes obrigado.

Nós não temos que selecionar. Talvez pensemos que temos uma ordem e que sabemos dela, mas na realidade não temos nem idéia de como estão ligadas as memórias, não podemos dizer a Deus como tem que fazer. Talvez as coisas não aconteçam ordenadamente ou tão rápido como desejaríamos mas sempre acontecerão. Isto realmente é “dar a outra face”, é dar a face do amor. Ho´oponopono é colocar o amor primeiro, o resto virá depois. Temos que nos fixar apenas em como nos sentimos, porque em geral quando pedimos “damos ordens e tratamos a Deus como um servidor”…….

Não precisamos saber; o que estamos fazendo é para que Aquele que é perfeito, venha para mim. Não precisamos pensar, se o fizermos é como dizer a Deus…”deixa-me, porque eu sei o que precisa ser feito”. Ho´oponopono é aceitar que existe uma parte de mim que é mais sábia. Se não pensássemos tanto poderíamos compreender as coisas muito melhor. Devemos saber que DEUS não se mete em nossas vidas se não lhe damos permissão.

Temos que aprender a confiar em nós mesmos. A melhor oração é dizer OBRIGADO porque isso automaticamente nos coloca por cima dos problemas. É preciso confiar que quando utilizamos as ferramentas, realmente algo está acontecendo. E é preciso deixar de analisar tanto. Temos que, realmente, somente ser NÓS MESMOS.

Não importa qual é o problema. É só um X, uma incógnita que precisa ser apagada e não importa quem a apague.

E o que acontece com os nossos desejos? Bem, o melhor pedido que podemos fazer é: “DESEJO QUE VENHA PARA MIM SÓ O QUE É CORRETO E PERFEITO”. Como podemos saber se os desejos são memórias ou inspiração? E mais, geralmente eles partirão do nosso intelecto, ou de nossas memórias, mas não de nossa parte divina (N.T.: inspiração), porque confundimos a EXPERIÊNCIA com O SÍMBOLO. Por exemplo, acreditamos que com dinheiro (símbolo), obteremos tranqüilidade (experiência) e pedimos o símbolo. Mas o símbolo não costuma trazer-nos a experiência que desejamos. Assim que o mais adequado é não colocar metas. Se nos mantivermos limpando, certamente vai chegar à nossa vida muito mais do que o nosso intelecto pediu. Na realidade nós temos todas as EXPERIÊNCIAS, só que não as vemos pela quantidade de memórias que nos impedem de fazer a conexão com elas. Por isso nossa missão é apagar e apagar, para podermos nos conectar com a nossa autêntica essência.

O que aconteceria se o que pedimos não é o perfeito para nós?...Melhor deixarmos que Deus nos traga o que nos corresponda.

Não podemos ser conscientes da quantidade de pensamentos que temos por minuto, mas os pensamentos são criadores, sejamos nós conscientes deles ou não. Você acredita que alguém que tem câncer teve a intenção de tê-lo? Claro que não. Mas há milhares de programas internos que permanecem ocultos. Assim nunca as coisas têm que ver com aquilo que imaginamos que tenham que ver. Por isso não devemos pensar naquilo que estamos apagando. Temos que nos tornar crianças e soltar, sem controle, com inocência, mas com inocência consciente.

Diferença entre INTUIÇÃO e INSPIRAÇÃO: a intuição vem das memórias, dos CD´s. Algo aconteceu antes e voltará a se repetir e nos avisa. Os sonhos premonitórios também vêm dos CD´s. A inspiração é algo novo, é uma orientação, vem da Fonte, da Divindade. É algo novo para nós e para nossa vida.

Tenho que averiguar o que tenho que aprender de cada problema? Não, o principal é ver Tudo o que chega a você como uma oportunidade. Mas, definitivamente, não necessitamos nos perguntar “POR QUÊ?”. Mas então, qual é a pergunta? Não sabemos; sabemos somente que o processo envolve dar permissão e apagar. E só depois que ocorreu o problema ou a situação, compreenderemos as suas causas. Portanto, apenas ‘OBRIGADO, TE AMO’, porque queremos estar em PAZ. O intelecto não sabe nada, só o coração sabe.

Pensamos que viemos salvar o mundo, mas viemos salvar a nós mesmos. A PAZ começa conosco. Assim que ‘OBRIGADO, TE AMO’ é o melhor presente que podemos dar ao mundo.

“Então… passei toda a vida querendo resolver algo para que, agora, esta informação venha me dizer que não tenho que resolver. Solto e tudo se resolverá sozinho…?” Assim é; limpamos para poder estar em PAZ.

Que acontece com o sofrimento? Bem, a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Os problemas são oportunidades, mas sofrer por eles é uma opção.

A Lei da Atração implica em aceitar 100% da responsabilidade. Mas muitas coisas não estão em nosso consciente e os CD´s não param de baixar. Ho’oponopono vai mais além da Lei de Atração porque não é possível controlar Tudo o que temos no inconsciente. Entretanto, estamos atraindo…. Portanto, é preciso apagar, porque as afirmações ou os pedidos pretendem apenas “convencer” o subconsciente. O Ho´oponopono, entretanto, dá amor ao subconsciente.

Com Ho´oponopono você atrai O QUE VOCÊ AGRADECE e assim põe o amor primeiro. Apenas peça e receberá. Mas deve pedir sem dar ordens, porque não sabemos o que é bom e correto. Ser feliz é o atalho melhor para chegar mais rápido aonde você quer chegar. Confia que cada vez utilizas o Ho’oponopono, algo está se soltando porque, quando limpamos, o universo nos apóia e nos traz o correto.

Enquanto estamos aqui temos coisas que limpar, porque ser perfeito é ESTAR VAZIO, NÃO TER MEMÓRIAS, NÃO TER CD´s. É preciso aceitar que não sabemos o que estamos limpando, não colocamos metas. Quando você começa a apagar você se torna mais e mais consciente. Podemos utilizar Tudo o que venha a nossa vida para apagar, desde as noticias de TV até qualquer informação que nos chegue, porque se nos chega é porque nós estamos projetando.

Utilizar Ho´oponopono é como entrar em um banco espiritual. Dizer mentalmente ‘OBRIGADO’ fecha muitas portas e abre outras tantas. O intelecto não pode compreender isto. Quem faz a conexão com a divindade é a CRIANÇA INTERNA. E, a partir daí, vem a nós a energia divina que nos cura física, mental e espiritualmente

A PAZ ESTEJA CONTIGO… TODA A MINHA PAZ.
MINHA PAZ TE DOU, MINHA PAZ TE DEIXO.
NÃO A PAZ DO MUNDO, MAS MINHA PAZ,
A PAZ DO EU.

FERRAMENTAS DO HO´OPONOPONO

Todas as ferramentas têm o mesmo objetivo: APAGAR. E equivalem a dizer ‘SINTO MUITO, PERDOA-ME POR AQUILO QUE ESTÁ EM MIM E QUE ME TROUXE ISTO’. Ainda que alguns tenham sido contratados para problemas específicos, na realidade podemos escolher o que queremos. E o melhor é que, em cada momento, utilizemos o que inspire nosso Ser. Inclusive se permitirmos que a inspiração nos chegue, podemos obter nossas próprias técnicas ou ferramentas, sempre e quando conservarmos a intenção de LIMPAR e sempre que estivermos seguros de que essa frase ou palavra provem de nossa inspiração e não de nossas memórias ou nossos egos.

Não há uma resposta a “Por quê esta frase ou esta palavra?” Foram assim contatadas. A intenção é limpar, apagar, dar permissão. Não necessitamos pensar no que estamos soltando. Não precisamos saber. O que dizemos é para que Aquele que é perfeito venha a mim.

ÁGUA SOLAR : Conseguir uma garrafa de cristal (ou vidro) azul e enchê-la com água da torneira; colocá-la exposta ao sol durante uma hora fechando-a com algo não metálico. Isto permite que as energias, cores, freqüências e elementos necessários se agreguem à água. Serve para Tudo. E se a necessitarmos e não a tivermos, podemos “imaginá-la”. Depois de preparada, podemos adicioná-la em outras garrafas de água. Quando está nublado pode-se colocar a garrafa debaixo de uma lâmpada azul.

O COPO DE ÁGUA: Encher um copo de água de cristal, de qualquer cor, ¾ partes com água corrente da torneira e deixá-lo destapado em qualquer lugar que lhe inspire. É preciso trocar a água uma vez de manhã e outra à noite. Deixamos nossos problemas no copo e Deus os transmuta; é uma forma de soltar. Pode-se adicionar à agua uma pitada de farinha de centeio integral, mas não é necessário.

As palavras ou frases devem ser repetidas TODO O TEMPO, diante da aparição de um problema ou diante de um estado de quietude ou tranqüilidade. TODO O TEMPO. Quanto mais repetirmos, mais rápido o subconsciente ou a CRIANÇA INTERIOR aprende e, finalmente fará automaticamente. Desta forma, repita mentalmente, Todo o tempo uma destas ferramentas. E quando seu Ser lhe disser para mudar para outra, talvez o próprio problema ou situação lhe sugira uma diferente.

CHAVE DA LUZ : Mentalmente repita e imagine que liga uma chave de luz e que a acende em um quarto; assim estamos acendendo a luz para nós e para Todos.

OBRIGADO

TE AMO

HAVAÍ (que significa respiração, água e divindade)

GOTA DE ORVALHO

CHUVISCO

A ÁGUA DA VIDA

FONTE PERFEITA

PAPEL PARA MOSCAS: Repita o tempo inteiro esta frase enquanto imagina que atiras um papel para cima e os problemas se grudam no papel, são consumidos e apagados. Resolve problemas de casais.

EU TOMO AS PÍLULAS DO SILÊNCIO: Ajuda as mulheres a apagar as memórias de ódio em relação aos homens e vice-versa. Zera as memórias.

MORANGOS: Comer um pedaço de morango natural ou congelado ou geléia de morango, pelo menos uma vez pela manhã e outra à noite, para remover memórias e pensamentos relativos ao peso.

CORES :

Repetir mentalmente a palavra

AZUL GELO para anestesias de todo tipo
ÍNDIGO para limpar
VERDE ESMERALDA para curar
BRANCO para o amor e para finalizar processos




EU SOU O EU

6 Comentários:

Val disse...

Muito obrigada pelos esclarecimentos!

Unknown disse...

Quando sera feito un workshop em Curitiba.?.

Obrigado

Jose Rafael Gonzalez Bolivar
jrgb115@hotmail.com

Anônimo disse...

Obrigada, te amo.

Anônimo disse...

Ola Eleonora, ADORO seu blog, sempre que preciso de uma renovação da tecnica venho até ele e leio, ouço a musica, me recarrego e sigo.
Querida, voce conhece alguma "turma" que discuta,fale a respeito, troque experiencias etc...sobre Ho'onoponopono aqui no Brasil, seminarios reuniões, etc?
Obrigada, eu te amo.MERCEDES

Eleonôra disse...

Olá Mercedes.
Grata por suas palavras, pelo seu incentivo!!!
Sou de Porto Alegre. Aqui não conheço nenhum grupo de Ho'oponopono.
Existem alguns sites que tratam da técnica. Mas desconheço a existência de seminários ou reuniões.
Sinto, perdão, sou grata, te amo!!!!
Eleonôra

Anônimo disse...

Muito obrigada! Muito esclarecedoras as informações. Voltarei sempre aqui.
Grata

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO