sábado, 3 de outubro de 2009

HO’OPONOPONO, UMA DIETA DE PENSAMENTOS I


Por Vivi Cervera


Quando fazemos referencia a uma dieta, geralmente damos atenção ao controle da quantidade ou tipo de alimentos que ingerimos para curar uma enfermidade ou baixar de peso; mas o significado real da palavra “dieta” equivale a um regime, a um estilo de vida definido que se adotou definitivamente e que, portanto, não será interrompido nem sequer por breves períodos de tempo. Eu decidi juntar os dois conceitos para trazer à sua vida uma excelente definição do Ho’oponopono, como uma perfeita dieta de pensamentos negativos; o que também equivale a reconhecê-los, a perdoá-los, a integrá-los, muito melhor do que você vinha fazendo. Agora você pode escolher iniciar sua nova dieta ou deixá-la para depois.

Notei as seguintes características no praticante regular de Ho’oponopono:

1. Que ao pronunciar as frases curadoras ele repele inconscientemente as lembranças, isto é, considera que a lembrança torna sua vida mais difícil. Às vezes sente-se culpado por ter estas lembranças regularmente.
2. Nessa corrida desenfreada para o vazio e para o que considera perfeito, seus pensamentos se tornam mais densos, mais carregados de energias limitantes.
3. Notei que enquanto não está apagando memórias, está dando rédeas a pensamentos dolorosos, que posteriormente terá que apagar.
4. Também aprendi lições extremamente positivas com sua prática, já que pude presenciar grandes avanços enquanto se leva a cabo um sistema de vida bem dirigido e focado para pensamentos afirmativos durante a maioria do tempo.

Se seu objetivo é apagar as lembranças, é minha escolha esclarecer que elas não são algo ruim que tenha que evitar a todo o custo; as memórias estão longe de ser o inimigo, que o submerge cada dia em uma dor, que parece sentir-se cômoda em sua consciência; na realidade a lembrança é a única possibilidade de limpar o espírito; a lembrança deve ser observada como uma aliada no processo de transmutação ou limpeza de memórias, como uma ferramenta que a Fonte colocou em seu caminho para que você possa conhecer-se, para que aprenda a transformar o chumbo em ouro e para que você experimente a perfeição da dualidade (lembre que a realidade é dual: nem boa nem má, nem errada nem certa, nem escura nem clara; você é quem a qualifica). Nessa luta contra as memórias, você torna mais densos seus dias tentando escapar delas e é então quando se torna evidente a falta de uma adequada dieta de pensamentos que lhe permita empregar eficazmente a lei de atração para submergir mais facilmente nas águas cristalinas do Ho’oponopono. Eu só espero que você esteja preparada (o) para iniciar sua viagem, para retomar ou para continuar com uma carga mais leve que antes.

Há pessoas para as quais é muito fácil produzir idéias positivas todo o tempo, porque parecem saber desde sempre que todas as possibilidades coexistem sob o mesmo universo; de forma que, se agora desejam um carro desportivo de sua marca preferida, é precisamente porque sabem que esse carro já é seu em alguma dimensão e que, portanto, a partir dela recebem a mensagem de começar a desejar precisamente esse determinado automóvel. E junto a essa versão destas pessoas com um carro novo também se encontra outra versão delas, que não tem a mais remota possibilidade de adquirir um carro. Assim que estas pessoas exitosas, o que fazem em suas orações ou em seus pensamentos cotidianos, é escolher uma das duas possibilidades e vibrar com elas, porque parecem compreender muito bem que tudo já está criado, que o Universo já está completo, que nada faz falta na Criação. Também sabem que em qualquer dos dois resultados está encerrado o êxito e, por essa razão, se não obtivessem o carro seriam igualmente felizes porque teriam acesso a outro mundo de possibilidades de natureza diferente. Afortunadamente há algumas outras pessoas para as quais é muito difícil afastar-se do sofrimento e da dor, pelo que são as que mais dão motivos para realizar uma estrita dieta de pensamentos ( escrevi a palavra “afortunadamente” porque gosto que seja assim, já que estas pessoas são a essência e a razão de ser da mudança) e para isso necessitam estar dispostas a escolher.

Você sabe algo?

Durante todo o tempo estamos fazendo escolhas, conscientes ou inconscientes, sempre estamos escolhendo um pensamento determinado com o qual consideramos que nos sentiremos muito melhor. Por exemplo, neste instante você pode escolher abandonar sua velha consciência de vítima que reclama seu direito a saúde, seu direito a uma relação estável, seu direito ao dinheiro, seu direito a ter paz. E se você abandona esse condicionamento é porque escolheu comportar-se como quer ser, que é alguém com poder interior, alguém iluminado. Se estiver navegando neste blog creio que esta última é a escolha que tem em mente ou, ao menos, tem capacidade de fazê-lo. E é um excelente início dessa relação que está criando entre a Fonte e você. Esse é um excelente início de uma verdadeira conexão multidimensional, porque a partir dessa escolha, toda ação que realize será determinada pela luz da Fonte através de você.

Creio que não deve deixar sua mente desamparada, penso que necessita monitorar seus pensamentos permanentemente para que possa sentir mais energia, mais capacidade de curar-se, mais amor por você. Isto se obtém unicamente quando escolhe pensar de maneira saudável, de maneira positiva. E bem, aproveito o final deste parágrafo para perguntar-lhe:
“Está apagando memórias de maneira permanente? Ou só o faz quando lembra?
Enquanto não está apagando memórias… Que pensamentos você escolhe ter?

Perguntei isto a várias pessoas e elas me responderam que não apagam memórias todo o tempo, que tem espaços nos quais pensam de qualquer maneira, de forma descuidada, criando assim mais lembranças, que posteriormente terão que transmutar. Essa é a razão para escrever sobre este tema, porque é útil como apoio em suas sessões diárias com Ho’oponopono ou com qualquer outra ferramenta de cura espiritual. É como um tronco que se lança na água para alguém que não encontra a maneira de vir à tona e que, em alguns momentos acredita que está fazendo as coisas erradas; é útil para quando se esquece de apagar memórias, para quando submerge na vida diária ou para quando deseja continuar para seu próximo nível.

Em que consiste esta dieta de pensamentos? Permita-me explicar por meio de um exemplo:
Suponhamos que você é dessas pessoas (que por certo, não deveria nem supor, eu deveria afirmar) que se levanta muito cedo para agradecer tudo o que possui e não para pedir o que lhe faz falta; que depois desta sessão de gratidão começa a realizar suas atividades diárias enquanto pensa uma e outra vez: “Te amo. Te amo. Te amo”. De repente sente fome e decide tomar café. Para isto abre a geladeira para pegar dois ovos, mas vê que não tem nenhum, então o que faz? Dá graças porque não encontrou ovos e se ama porque terá oportunidade de preparar um pão com manteiga e possivelmente um café. Esta pessoa (ou seja, você), em nenhum momento deixa de atrair prosperidade a sua vida porque a tudo agradece e se encontra permanentemente nesta atitude. E agradece ainda quando se encontra triste ou desmotivada. Depois vai tomar o ônibus que a leva ao trabalho e em todo o trajeto nem sequer pensa em pedir a Deus um carro, ela só agradece o fato de poder dirigir-se à parada de ônibus ou ao trabalho. E assim continua todo seu dia, fazendo as escolhas que convém a seu espírito, as escolhas que são sementes de prosperidade. Esta pessoa de quem falo, eu dou por certo que é você.

Agora suponhamos que alguém que não me lê e que nem você nem eu conhecemos está praticando Ho’oponopono e não encontra ovos na geladeira para o café da manhã. Assim que, nesse preciso instante, escolhe fazer as seguintes afirmações e perguntas:

1. O “Ho’ponopono”não era tão bom? Não foi por isso que meu compadre me recomendou?
2. Eu não iria ter mais dinheiro, não deixaria de sofrer e passaria a viver melhor?
3. Agora, nem ovos na geladeira eu encontro, quando antes havia de tudo lá!!!
4. Vou de mal a pior, eu não sei o que está me acontecendo, mas nada funciona.
5. Definitivamente sou um fracasso. É assim mesmo que me acontece cada vez que quero começar algo.
6. (Zás! Uma casca de manga no piso ocasiona um escorregão)
7. A pessoa em questão, no chão pega o telefone e pergunta: “Meu compadre está por aí?… (você já imagina o que espera ao compadre por ter recomendado algo que não funciona.)

Não quero continuar relatando o que aconteceu antes de tomar o ônibus para seu trabalho e nem o que aconteceu depois. Mas sim, quero comentar com você a importância de criar o seu dia, já que para isso não importa a hora. Se neste instante você acredita que já não é possível, tente. Dê graças pelo que está lendo, porque pode fazê-lo, porque talvez tenha uma conexão com a internet ou porque, ainda que não tenha conexão com internet, alguém fez o bem de imprimir para você. Sempre terá milhares de motivos para agradecer. Coloque mais foco na gratidão do que no pedido; essa é a verdadeira Lei de Atração. Não se trata de mentir ou de agradecer algo que você não tem, trata-se de compreender que tudo está criado e que isso que você acredita não possuir já é seu por direito, embora seus sentidos o impeçam de vê-lo. Continuando vou lhe dar uma lista das escolhas magníficas que você pode realizar nesse espaço de tempo, quando não está concentrada(o) na meditação Ho’oponopono ou quando não estás apagando memórias:

1. Eu escolho perdoar-me completamente por tudo o que considero um erro.
2. Eu escolho perdoar a ______________ porque isto equivale a perdoar a mim mesma(o).
3. Eu escolho ser agradecida(o) comigo por cada oportunidade, por cada sinal.
4. Agradeço este instante.
5. Amo-me por tentar.

Mais deste mesmo tema no próximo artigo. Por ora lhe desejo um excelente dia e mando o mais forte de meus abraços.

Vivi.

Copyright, 2009. Direitos reservados de autor. Vivi Cervera.
Site: http://vivicervera.wordpress.com/hooponopono/

2 Comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso, amei, o que pe dificil é sair da zoa de "conforto" que até mesmo a tristexa nos traz.
Isto pe maravilhoso. Obrigada
Te amo tambem
bjs cor de rosa em teu coração
margarete

universo diverso disse...

muito bom! é realmente sobre SOLTAR!

como eles dizem: LET GO

de intenções, limitações, medos e todos esse papos, e simplesmente ver tudo como uma OPORTUNIDADE de limpar, de agradecer, de criar e atrair só coisas boas!

toda minha paz

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO