quinta-feira, 8 de outubro de 2009

HO’OPONOPONO & BARACK OBAMA

Navegando por diferentes artigos de Ho’oponopono, encontrei vários em inglês e, como me viro um pouco como autodidata, me interessei por todos eles, até que dei com o título que encabeça este texto.

Entrei em um blog particular onde o autor chamou a atenção para uma nota do Washington Post, onde se mencionava como o presidente Obama era influenciado pelo Ho’oponopono, sobre o qual quem escrevia, não sabia nada. Assim fui até o mencionado artigo do Washington Post, onde encontrei alguns parágrafos que vou compartilhar. É claro... a tradução é integral no seu sentido, mas omiti o que não tinha a ver com o assunto.

HONOLULU

Para Black Berry, Obama parece canalizar o espírito Aloha de seu nativo Havaí. Muito mais que uma saudação, ‘Aloha Hawaii’ possui muitos significados. Freqüentemente tem a conotação de um certo modo relaxado de viver e deixar fluir. Traduzido literalmente, significa "o alento de vida". Mas também às vezes se interpreta como um acrônimo de cinco palavras: o sentido da bondade (akahai), unidade (Lokahi), unidade (olu'olu), humildade (ha'aha'a) e paciência (ahonui).

Amigos daqui dizem que o presidente eleito levou muito mais do que um toque do espírito Aloha, em seu temperamento. Durante a campanha, muitos admiradores perguntaram se Obama não era demasiado passivo em suas batalhas contra a senadora Hillary Rodham Clinton e o senador John McCain.

"Isso é Havaí", declarou o representante Neil Abercrombie (D-Hawaii), contemporâneo dos pais de Obama e que conheceu o presidente eleito desde seu nascimento. "Tome a energia negativa e a processe através de você; ela sairá sob a forma de energia positiva... Cada vez que Obama aparece na televisão, a pressão arterial coletiva nos Estados Unidos desce 10 pontos. Esfriam as águas... É sóbrio, fala com sensatez, de uma maneira tão tranqüila que gera confiança ".

Como esposa de Obama, Michelle falou: "Você não pode realmente entender Barack até que entenda Hawaii"...

Havai é um paraíso tropical . Para resolver os desacordos, alguns habitantes do lugar usam uma prática indígena chamada Ho'oponopono, que significa fazer as coisas bem através do trato e do perdão.

A forma tradicional havaiana é diferente, disse Jerry Burris, um colunista que viveu durante muito tempo em Honolulu : "O político vai a um comício e quer ficar na parte de trás da multidão. Não acredita que deve ser a estrela do espetáculo."

Michael Carney, um nativo de Honolulu que vive na parte continental de EE.UU, observou: "Os motoristas do Havaí, raramente cortam no tráfego. Não se ouvem buzinas aqui", assinalou.

Abercrombie disse que a espiritualidade tradicional havaiana sugere que "tudo está relacionado: as árvores, as pedras, os tubarões, os peixes, e cada um tem que adaptar-se “ à natureza."

"Quando alguém vive em uma pedra, em uma ilha, aprende a entender que todo o mundo é fundamental para o êxito e para a sobrevivência desse espaço", disse Ramsay Taum, um nativo de Honolulu e administrador da Universidade do Havaí.

Na campanha, Obama raramente falou de como crescer no Havaí influiu em sua vida pessoal. mas em uma série de observações, em 2004, falou a uma audiência de Honolulu de seu amor por seu estado natal.

"Nenhum outro lugar poderia ter me dado o meio apropriado, não só para crescer, mas para me sentir amado", disse. "Não há dúvida de que o essencial do Havaí sempre estará comigo, e é parte da minha alma. E o melhor em mim, e o melhor na minha mensagem, é coerente com a tradição do Hawaii".


Tradução para o espanhol: Tahita (Cusi Huasi)
Tradução para o português: Eleonôra

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO